Olimpíada Alegrense de Matemática - OAMAT
A Olimpíada Alegrense de Matemática – OAMAT é uma competição de matemática entre alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de Alegre/ES dividida em duas fases. Na primeira fase a competição acontece dentro da própria escola. Os alunos com melhores desempenhos em cada escola classificam para a segunda fase que acontecerá no campus de Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo. Aqueles que obtiverem as melhores notas na segunda fase serão premiados durante a cerimônia de premiação da competição que ocoorerá no fim do ano letivo.
Objetivos e Metas
Estimular o estudo da matemática nos alunos do ensino básico;
Apresentar problemas interessantes que envolvem raciocínio lógico e/ou aplicações da matemática, tentando assim despertar no aluno o interesse pela matemática e em resolver problemas;
Descobrir talentos na área de matemática no município de Alegre/ES e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;
Contribuir para a integração da universidade com a escola, divulgar o curso de licenciatura em Matemática aos alunos, bem como a Universidade Federal do espírito Santo;
Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica;
Promover a integração dos estudantes de graduação em Matemática - Licenciatura com a comunidade externa da UFES em Alegre/ES.
Público Alvo:
Alunos matriculados em escolas públicas (estadual, federal, municipal) do município de Alegre do 6º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. Os alunos serão agrupados da seguinte forma:
Nível 1 – 6° e 7º anos do ensino fundamental
Nível 2 – 8º e 9º anos do ensino fundamental
Nível 3 – 1°, 2° e 3° anos do ensino médio
Inscrições:
As escolas (diretoria ou professor) ficarão responsáveis pela inscrição dos alunos na primeira fase. Para a segunda fase os alunos serão convocados pela comissão organizadora mediante sua classificação na primeira fase.
Provas:
A olimpíada será dividida em duas fases:
A 1ª fase será composta por uma prova de múltipla escolha, com 16 questões, cada questão com cinco alternativas. Esta prova será aplicada em cada escola participante.
A 2ª fase será composta por uma prova discursiva, com 5 questões, onde os alunos deverão expor todo o raciocínio utilizado para a resolução da questão. Esta prova será aplicada na UFES, campus de Alegre/ES.
Classificarão para a 2ª fase até 10 estudantes de cada nível de cada escola inscrita.