Informações

Normas para Trabalho de Conclusão de Curso - Matemática - Licenciatura

O desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ocorrerá, preferencialmente, nos 8º e 9º períodos, nas disciplinas MPA13072 - Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) e MPA11389 - Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II), ambas com carga horária semestral de 60 horas. O aluno após concluir a disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC I) poderá se matricular na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso II (TCC II).

O TCC compreende trabalhos de natureza acadêmico-científica e tem por objetivos:

  1. Estimular a formação em pesquisa;

  2. Favorecer a focalização e o aprofundamento de estudos;

  3. Desenvolver hábitos de estudos, capacidade crítico-reflexiva e curiosidade investigativa;

  4. Incentivar o registro e a síntese de ideias;

  5. Valorizar a produção científica.

Como atividade de apoio ao desenvolvimento do TCC, os estudos do primeiro ao sétimo período do curso de Licenciatura em Matemática serão desenvolvidos de modo a facilitar a aproximação dos alunos com diferentes áreas de pesquisas, sobretudo na disciplina Introdução ao Trabalho Científico, pré-requisito para a matrícula do estudante na disciplina de TCC 1, que abordará a pesquisa em Matemática, em Educação e Educação Matemática. O Trabalho de Conclusão de Curso deverá versar sobre temática relacionada a Educação, Educação Matemática ou Matemática (pura ou aplicada).

 

ORIENTAÇÃO

O TCC será realizado sob a orientação docente nas disciplinas: Trabalho de Conclusão de Curso I – TCC I e Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II e será desenvolvido individualmente ou por grupos de até dois alunos. Na aba Orientadores encontram-se alguns dos possíveis orientadores e seus temas preferenciais de trabalho.

 

REALIZAÇÃO DO TCC

No início de cada período letivo, a Coordenação do Curso de Licenciatura em Matemática estabelecerá calendário para o desenvolvimento das atividades das disciplinas TCC I e TCC II e este será disponibilizado na aba Calendário/defesas do site do curso. Nesse calendário constará: o período de envio do resumo do projeto de TCC pelos alunos matriculados na disciplina TCC I, o período de apresentações do projeto produzido no TCC I e do seminário de apresentação do trabalho final do TCC II e as datas limites para envio das notas finais nas disciplinas e da versão final do trabalho.

O projeto completo do TCC consta como atividade da disciplina TCC I e sugere-se conter título, resumo em parágrafo único seguido de palavras-chave, introdução, desenvolvimento teórico, plano de trabalho contendo metodologia, objetivos, descrição dos tópicos de trabalho e cronograma, referências bibliográficas.

O trabalho final do TCC consta como atividade da disciplina TCC II e deverá ser redigido obedecendo a uma sequência lógica, seguindo a Normalização de Referências e a Normalização e apresentação de trabalhos científicos e acadêmicos publicadas pela UFES e deverá obedecer aos critérios técnicos estabelecidos nas normas da ABNT em vigor.

 

APRESENTAÇÕES E AVALIAÇÕES

As disciplinas TCC I e TCC II serão desenvolvidas a partir das atividades de orientação de apresentação de projeto e trabalho final de TCC, respectivamente, e de realização de seminários para esses fins.

O projeto (TCC I) e o trabalho final (TCC II) serão avaliados por uma banca examinadora no seminário próprio para esse fim. A banca será composta por 3 (três) membros, sendo o orientador o membro presidente desta banca. No caso do estudante possuir um coorientador, este não poderá fazer parte da banca examinadora. Sugere-se que a banca de avaliação na disciplina TCC I seja mantida para a disciplina de TCC II.

 

TCC I

O tempo de apresentação do seminário será de, 10 (dez) a 20 (vinte) minutos. Ao final do relato do graduando, cada membro da banca terá o prazo máximo de 10 (dez) minutos para suas considerações.

Além do seminário de apresentação do projeto, o aluno de TCC I deverá enviar aos membros da banca examinadora, no mínimo, 10 (dez) dias antes da data do seminário de apresentação do projeto de TCC, a redação do projeto em arquivo pdf ou impresso.

A avaliação será realizada em sessão reservada pela banca examinadora imediatamente após a realização do seminário de apresentação do projeto de TCC. Cada examinador preencherá a Ficha de Avaliação da Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso I, disponível na aba Formulários. E a nota final será a média das notas atribuídas pelos três avaliadores.

 

TCC II

O tempo de apresentação do seminário de trabalho final de TCC deverá ser entre 25 (vinte e cinco) e 35 (trinta e cinco minutos). Cada membro da banca terá o prazo máximo de 15 (quinze) minutos para suas considerações.

Os alunos deverão apresentar a versão preliminar do trabalho final de TCC digitalizada ou impressa na disciplina de TCC II. A versão preliminar do trabalho final deverá ser enviada aos membros da banca examinadora, no mínimo, 15 dias antes da data do seminário de apresentação do trabalho final de TCC.

A avaliação será realizada em sessão reservada pela banca examinadora imediatamente após a realização do seminário de apresentação do TCC. Cada examinador preencherá a Ficha de Avaliação da Apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso II, disponível na aba Formulários. E a nota final será a média das notas atribuídas pelos três avaliadores.

Após a realização do seminário o aluno deverá enviar à Coordenação do Curso, a versão final do TCC em arquivo pdf . A versão final do TCC deverá conter folha de assinatura indicando os nomes dos membros da banca examinadora e deverá ser assinada, digitalmente, apenas pelo Orientador do trabalho.

 

Modelo de TCC em latex

Anexo(s): 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Alto Universitário, s/nº - Guararema, Alegre - ES | CEP 29500-000